Projeto: Festival Internacional de Folclore do Brasil – Circuito BrasilFestInFolk
Objetivo do Projeto:
Realizar um Festival Internacional de Folclore do Brasil, de forma virtual, convidando grupos folclóricos de diversos países com diversas ações simultâneas como o lançamento do novo site com conteúdo voltado para as artes populares , apresentações em escolas de forma virtual, com a adaptação do Projeto Escola com o intuito de difundir a cultura popular, valorizando as tradições populares e a importância da nossa história ancestral, a realização de Intercâmbios Culturais via Redes Sociais, mantendo o fomento as tradições populares e a valorização da riqueza cultural dos povos envolvidos e dos saberes populares.
Orgão: Ministério da Cultura
Nome do Projeto: Festival Internacional de Folclore do Brasil – Circuito BrasilFestInFolk
Modalidade: Termo de Fomento
Emenda: 41710002 de 2021
Proposta: 20613/2021
Valor: R$ 100.000 ( cem mil reais )
Vigência: 20.08.2021 a 20.08.2022
Destinado pela Deputada Rosana do Valle
Resumo do Projeto:
Nos 12 meses de execução foram treinados voluntários que fizeram as apresentações do Festival Virtual e as pesquisas de conteúdo pedagógico para inserir no novo site.
Houve a transmissão virtual para escolas com projetos pedagógicos de pesquisa sobre as manifestações culturais. Ocorreu o Fórum Permanente com reuniões mensais, reunindo autoridades em artes populares de países das Américas e Europa.
Nas apresentações virtuais ocorreram apresentações de diversos grupos folclóricos de países da Ásia, Europa e Américas durante os dias de apresentação.
Foram realizadas entrevistas com autoridades do mundo do folclore, especialmente convidadas para o evento.
O Projeto Escola foi transmitido pelas plataformas digitais da Abrasoffa , para inúmeras escolas e países, com isso atingindo um expressivo número de visualizações, com a interação das escolas e dos alunos envolvidos.
Durante o encontro das nações virtuais, participaram jovens de várias partes do mundo, incluindo países da Ásia, Europa e das Américas.
Com a criação do novo site as escolas da região e de outras partes do Brasil tiveram a oportunidade de ter acesso a pesquisas com , com referências bibliográficas fidedignas como conhecimento a respeito dos trajes típicos, a comida típica e como fazer , as lendas, as bandeiras e outras formas do saber popular , de vários lugares e em outros idiomas.
No período realizado houve um aumento significativo de pesquisas efetuadas no site da entidade.