ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish

Indumentária Baiana

Bahia

/

Brasil

/

América do Sul

Bahia

Dizem que para provar que você visitou a Bahia tem que ter ao menos uma foto com as emblemáticas baianas em seus vestidos, normalmente brancos, e volumosos. Por esse motivo, quando for à Bahia, facilmente encontrará em diversos pontos turísticos e várias esquinas, e praças, lindas Baianas que ficam com suas tradicionais e coloridas indumentárias recepcionando turistas e visitantes para posar para as famosas fotos que correm o mundo fazendo grande sucesso. Outras montam seus tabuleiros recheados com a mais rica e saborosa gastronomia regional, as famosas baianas do acarajé.

As baianas com suas vestes tradicionais que por séculos perseveram na preservação dessa cultura, é marca registrada do turismo da Bahia. Mas o que muitos não sabem é a representatividade dessas vestes chamadas de indumentárias das Baianas, as quais dão todo toque especial em suas aparências.

O vestuário chamado Baiana é uma indumentária tradicional e é a mesma usada nos terreiros de candomblé. Segundo pesquisas feitas com representantes da classe, existem Indumentárias para todas as ocasiões. Mas o que muitos não sabem é o que representa as Indumentárias das Baianas. A roupa de ração, por exemplo, é a mais simples, já as roupas feitas com bordado Richelieu podem custar por volta de 15 mil reais.

A roupa de baiana pode tomar um colorido especial quando se trata das baianas de eventos turísticos; a roupa da baiana de escolas de samba é um caso à parte, podem mudar de cor e de modelo de acordo com o enredo da escola de samba a cada ano.

Compartilhar

Trajes Típicos Relacionados

Arabic AR Chinese (Traditional) ZH-TW English EN French FR Portuguese PT Spanish ES