ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Caldo de tucupi
Amazonas

/

Brasil

/

América do Sul

O caldo de Tucupi é preparado a partir da raiz da mandioca brava e é utilizado como base para diversas outras receitas tradicionais da região, como o tacacá, peixes, frutos do mar, frango, pato e o caldo de tucupi ao jambú.

3 quilogramas de mandioca brava (maniva)
1 litro de água
3 dentes de alho
2 maços de chicória
pimenta do reino
sal

Modo de Preparo

1. Descasque a mandioca, pique e bata alguns pedaços com um pouco de água num liquidificador potente.
Dica: O método original (e mais tradicional) é o de descascar e ralar a mandioca, porém é mais demorado.

2. Coe, esprema em um pano e leve de novo liquidificador com mais mandioca picada. O ideal é não usar muita água, assim conseguirá um caldo mais concentrado. Quando terminar, torça bem o pano para extrair todo o suco.

3. Deixe descansar por 4 horas em uma tigela, de preferência de vidro transparente. Depois separe o amido depositado no fundo do líquido amarelo, e deixe o líquido fermentar de um dia para o outro, coberto com um pano. Este passo é importante pois o tucupi cru e acabado de preparar é venenoso.
Dica: O amido é polvilho, que você pode secar ao sol para depois usar em outras receitas, ou usar ainda úmido para o preparo de tacacá (também típico da região norte) ou a tapioca.

4. Depois do tempo indicado, transfira o líquido para uma panela e acrescente o alho, a chicória, sal e pimenta do reino a gosto. Leve ao fogo e deixe ferver por 30 minutos. Coe e use este caldo de tucupi para preparar receitas de peixe, frutos do mar, frango e pato.

Dica: Reserve o caldo na geladeira por 1 hora.

Compartilhar

Culinárias Típica Relacionadas