ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Chá da Tarde
Inglaterra

/

Europa

Todo mundo conhece a tradição: à tarde, na Inglaterra, deve-se parar o que está fazendo para tomar um chá (que pode ser puro ou com leite e açúcar) e seus deliciosos acompanhamentos, como biscoitos ou croissant.

A tradição do lanchinho no meio da tarde, composto por chá, pães, biscoitos e outras guloseimas já existia em Portugal há bastante tempo. Mas conta a história que foi Anna Maria Russell, a duquesa de Bedford, que levou o costume para a Inglaterra. Durante aquela fome que bate entre o almoço e o jantar, a nobre sempre pedia para ser servida de uma bandeja de chá e lanchinhos.

O costume permaneceu, mas os horários não são tão rígidos quanto os do imaginário popular. E a variedade também é bem grande: em Londres você pode saborear o chá em qualquer horário, e em diversos estilos. Tem chá para todos os estilos e bolsos.

  • 3 colheres de chá preto em folhas ou saquinhos de chá
  • 2 xícaras de água fria
  • leite a gosto
  • açúcar a gosto
  • limão a gosto

Modo de Preparo

  1. Numa chaleira, coloque a água fria ou readapte a quantidade de água conforme a quantidade de xícaras de chá que queira fazer.
  2. Aqueça a chaleira no fogo alto.
  3. Quando a água começar a ferver, despeje uma pequena quantidade em um bule para pré-aquecer, mexa e despeje o resto da água.
  4. Coloque as colheres de chá (uma para cada xícara que queira fazer e mais uma) e coe.
  5. Coloque a água nas xícaras e deixe repousar durante 5 minutos, se você quiser um chá suave ou 10 minutos se quiser um chá forte.
  6. Retire o coador do bule e sirva com leite, açúcar e limão.

 

Informações Adicionais

  • Tenha cuidado ao beber o chá, já que quando sai do bule, sempre está muito quente. Não deixe o chá muito tempo no bule porque terá um gosto amargo. Há pessoas que preferem colocar primeiro o leite na xícara e depois servir o chá.

Compartilhar

Culinárias Típica Relacionadas

Pular para o conteúdo