/
Não se sabe ao certo onde a clássica combinação de peixe empanado com batatas fritas surgiu – já que há cidades ao sul e ao norte da Inglaterra reivindicando a sua criação. O fato é que, desde então, o prato se espalhou pelo Reino Unido e se tornou um símbolo das comidas típicas da Inglaterra.
Por sua simplicidade e praticidade, a dupla foi comercializada exaustivamente durante a Revolução Industrial para alimentar a classe operária.
Na época, para manter os custos baixos, o prato era vendido embrulhado em folhas de jornal, prática que permaneceu até os anos 1980, quando o hábito passou a ser considerado prejudicial à saúde.
O prato, que se consolidou como um takeaway (comida para viagem) no século 19, atualmente figura até no cardápio de renomados restaurantes e tem interpretações mais “gourmetizadas”, mas a dica é prová-lo em um dos (muitos!) estabelecimentos que seguem oferecendo o fish and chips para viagem – para comer com as mãos e ter uma autêntica experiência local!
Para provar a clássica dupla londrina, quando estiver em seu intercâmbio na Inglaterra, vá ao Golden Union Fish Bar. Localizada no coração do Soho, a casa oferece peixes frescos e porções bem servidas – pra dividir e comer rapidinho entre um passeio e outro.
Para o peixe:
Para batata frita:
Batatas:
Basta fritá-las em óleo quente e temperar com sal.
Peixe:
Misture a farinha com o fermento.
Junte a cerveja e a gema, misture bem.
Adicione a clara em neve, misture até ficar homogêneo.
Tempere com sal e pimenta do reino.
Mergulhe o peixe na massa e frite em óleo quente.
Sirva com fatias de limão e uma boa dose de uísque.
SUA EMPRESA AQUI